Piauiense de Altos (PI) é nomeado por Bolsonaro para dirigir o INEP


O Ministério da Educação exonerou o Alexandre Avelino Pereira, nomeando o piauiense Jôfran Lima Roseno para a direção do orgão que aplica o ENEM









Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tem novo Diretor de Gestão e Planejamento. O Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU), Jôfran Lima Roseno, foi nomeado no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, 19 de janeiro. O gestor foi recebido pelo presidente da Autarquia, Danilo Dupas, e iniciou rodada de reuniões com a equipe segundo informações da Agência Brasil.

Jôfran Roseno que morou no bairro Tranqueira em Altos (PI),  é Mestre em Geotecnia pela Universidade de Brasília (UnB), Jôfran tem graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Como Auditor Federal de Finanças e Controle, desde 2008, trabalhou com fiscalização e auditorias de obras públicas das áreas de infraestrutura de transportes ferroviário e rodoviário; treinamentos de servidores em fiscalização do mesmo tipo de obras; e com elaboração de manuais e procedimentos de fiscalização.

Competências – À frente da Diretoria de Gestão e Planejamento, Jôfran será responsável por planejar, coordenar, orientar e controlar a execução das atividades relacionadas aos sistemas federais de planejamento e de orçamento, de administração financeira, de contabilidade, de organização e modernização administrativa, de recursos humanos e de serviços gerais. Também cabe ao titular da diretoria a gestão sobre os programas e projetos com vistas ao desenvolvimento profissional, à melhoria da qualidade de vida e à valorização dos servidores.

Outras atribuições do cargo são as atividades inerentes à gestão de aquisições, patrimônio e almoxarifado do Inep; atividades de prestação e tomada de contas dos recursos transferidos pelo Inep; e a articulação com agentes internos e externos para viabilização orçamentária e financeira das ações educacionais e dos investimentos estratégicos do Inep.

O diretor de Gestão e Planejamento também tem, entre suas competências, que operacionalizar a logística, padronizar os procedimentos, dar suporte aos processos e realizar as atividades de monitoramento e promover a capacitação dos recursos humanos envolvidos na aplicação dos instrumentos de avaliação do Inep.

“O objetivo, agora, é readequar os processos de gestão do Inep, priorizando governança e inovação, bem como o aprimoramento dos controles internos e de uma cultura de integridade na condução das atividades da DGP”, defende o novo diretor.

Trajetória profissional – Jôfran chega ao Inep com extensa experiência no serviço público federal. Antes do Inep, tinha cargo de Assessor Especial de Promotoria de Justiça no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT/MPU), entre 2017 e 2020. Também atuou no Ministério da Defesa, no Comando da Marinha, entre 2012 e 2016. O novo diretor também já atuou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), entre 2006 e 2008. Na área de educação, foi professor no Instituto de Ensino Superior Planalto (IESPLAN), em 2006.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GPM de Milton Brandão prende um dos bandidos suspeitos de tentar arrombar a casa Lotérica da cidade

Jogador Pepeô da cidade de Milton Brandão é contratado pelo time de futebol 4 de Julho

Descasos do poder público de Milton Brandão e falta de respeito com as comunidades da zona rural do município.