Piauí teve 2 mil casos de picadas de escorpião registrados em 2025
Dados da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) apontam que em 2025 foram registrados cerca de 2.000 casos de acidentes com escorpiões no estado. Esse dado traz à tona uma preocupação em relação ao risco à saúde da população, já que escorpiões preferem calor e umidade, e esse tipo de ambiente é frequente no Piauí.
O Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, em Teresina, é o principal centro de referência no Piauí para urgências por picadas de animais peçonhentos. A unidade funciona 24 horas e conta com uma estrutura para diagnóstico, tratamento e acompanhamento destes tipos de casos. A unidade dispõe de soro antiveneno, medicamentos específicos e equipe médica para avaliar a necessidade da aplicação do soro heterólogo, que é o antídoto para o veneno do animal peçonhento.
Os acidentes envolvendo esses animais são mais frequentes em áreas rurais e regiões de mata, e podem causar sintomas variados, como reações em pontos específicos do corpo e também generalizadas.
Em caso de acidente, a recomendação é lavar o local com água e sabão e procurar atendimento médico imediato, sem utilizar métodos caseiros.
Comentários
Postar um comentário