Parque Nacional da Serra da Capivara tem 28 pontos de interesse para geoturismo, diz SGB; saiba quais

     IPHAN

Segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB), o “berço do homem americano” conta com locais de valor científico, potencial de uso educativo e potencial de uso turístico. O objetivo do inventário do SGB é promover o geoturismo e preservar o patrimônio da humanidade.

O Parque Nacional da Serra da Capivara, no Sul do Piauí, conta com 28 pontos de interesse geológico que podem ser explorados pelo geoturismo, segundo um inventário publicado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) na quarta-feira (10). Confira alguns dos pontos abaixo.

De acordo com o SGB, os locais foram selecionados pelos critérios de valor científico, potencial de uso educativo e potencial de uso turístico.

O objetivo do "Inventário dos Geossítios e Sítios da Geodiversidade na Região do Parque da Serra da Capivara" é promover o desenvolvimento sustentável da região e preservar o patrimônio geológico.

Veja alguns dos pontos de interesse geológico:

Mirante da BR-020;Toca do Boqueirão da Pedra Furada (Museu Sítio da Pré-História);Mirante da Vista Panorâmica;Toca da Entrada do Pajaú;Morro do Ranulfo;Toca do Caboclinho;Toca da Janela da Barra do Antonião;Toca do Baixão da Perna I;Toca da Passagem.

Alguns dos pontos podem ser visualizados por meio da plataforma interativa Geo 360° BR, do SGB, que disponibiliza imagens feitas por drones, em 360 graus, dos vários sítios e paredões do Parque.

Há ainda outros pontos de interesse geológico que não foram contemplados no estudo. Os trabalhos de campo para elaboração do inventário, conduzidos por pesquisadores do SGB e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), foram realizados em duas etapas: uma em novembro de 2022 e outra em março de 2023.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jogador Pepeô da cidade de Milton Brandão é contratado pelo time de futebol 4 de Julho

Descasos do poder público de Milton Brandão e falta de respeito com as comunidades da zona rural do município.

Incêndio de grandes proporções atinge matas em zona rural de Milton Brandão.