PT de Rafael aumenta em 117% o número de prefeituras enquanto PP de Ciro perde 21%

Nos últimos três anos, desde as eleições municipais de 2020, o Piauí testemunhou uma reconfiguração marcante em seu panorama político, com a migração de prefeitos eleitos para outros partidos. Um levantamento realizado pelo Portal 180graus, com base em informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), destaca as transformações nas representações partidárias nas prefeituras do estado.

O Partido dos Trabalhadores (PT), liderado pelo governador do Piauí, Rafael Fonteles, emergiu como protagonista nesse processo. Nas eleições de 2020, o PT conquistou 23 prefeituras. Hoje, após 3 anos, o partido viu seu número de prefeituras aumentar para expressivos 50, registrando um crescimento notável de 117%. Com expectativa de expedir. 

Em contrapartida, o Progressistas (PP), liderado por Ciro Nogueira, principal nome do partido no estado, experimentou um declínio significativo. Após as eleições de 2020, o partido contava com 83 prefeituras. No entanto, nos últimos 3 anos, essa cifra diminuiu para 65, refletindo uma queda de 21%.

O Partido Social Democrático (PSD) viu seu número de prefeituras crescer de 40 para 48, mesmo assim, caiu para a terceira posição no cenário estadual. Enquanto isso, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) subiu de 36 para 47 prefeituras, consolidando sua posição.

É importante destacar que a análise desses dados deve ser interpretada como uma indicação de tendências, não sendo absolutamente precisa devido a possíveis variáveis não contempladas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GPM de Milton Brandão prende um dos bandidos suspeitos de tentar arrombar a casa Lotérica da cidade

Jogador Pepeô da cidade de Milton Brandão é contratado pelo time de futebol 4 de Julho

Descasos do poder público de Milton Brandão e falta de respeito com as comunidades da zona rural do município.