Decreto suspende cirurgias e atendimentos eletivos por 15 dias no Piauí

Decreto suspende cirurgias e atendimentos eletivos por 15 dias no Piauí
Leito de internação em UTI no Piauí  — Foto: CCOM

Leito de internação em UTI no Piauí — Foto: CCOM

As cirurgias eletivas e atendimentos ambulatoriais nos hospitais da rede pública do Piauí estão suspensos por 15 dias. O decreto do Governo do Estado entrou em vigor na quarta-feira (10). Os procedimentos cirúrgicos e ambulatoriais maternos e infantis, oncológicos, cardiológicos e neurológicos ficarão mantidos.

Os hospitais particulares de Teresina já tinham decidido suspender as cirurgias eletivas depois que a lotação dos leitos destinados a pacientes de Covid-19 chegou quase a 100%.

A decisão do governo do estado também foi tomada devido ao crescimento no número de casos, óbitos, aumento da ocupação dos leitos e a necessidade de abertura do maior número de leitos para tratamento de pacientes com Covid-19. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), das 80 pessoas que aguardam leitos no estado nesta sexta-feira (12), 41 são para Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Com essa medida também vamos remanejar os profissionais dessas áreas para o atendimento aos pacientes acometidos pela Covid-19, da mesma foram como fizemos atrás no outro pico da pandemia. Uma vez que nossa demanda hospitalar está muito alta”, afirmou secretário de estado da saúde, Florentino Neto.

Decreto suspende cirurgias e atendimentos eletivos por 15 dias no Piauí  — Foto: G1 PI

Decreto suspende cirurgias e atendimentos eletivos por 15 dias no Piauí — Foto: G1 PI

Os pacientes que têm cirurgias agendadas devem procurar os hospitais, quando o decreto deixar de vigorar, para a remarcar o procedimento.

Recorde de casos e mortes no ano

Nessa quinta-feira (11), o estado bateu recordes de casos e mortes. Os casos confirmados no estado somam 184.059 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 3.577 e foram registrados em 214 municípios. Até agora, morreram 2.089 homens e 1.488 mulheres.

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 981 ocupados, sendo 554 leitos clínicos, 350 UTIs e 77 em leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 10.511 até o dia 11 de março de 2021.

Campanha de vacinação

Até o momento, o vacinômetro, ferramenta para acompanhar a evolução da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Piauí, aponta que 101.537 pessoas já receberam a primeira dose de vacina no estado e 31.040 a segunda dose.

Os dados são atualizados a cada 15 minutos a partir da inserção de registros no sistema de informação da campanha pelos estabelecimentos de saúde.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GPM de Milton Brandão prende um dos bandidos suspeitos de tentar arrombar a casa Lotérica da cidade

Jogador Pepeô da cidade de Milton Brandão é contratado pelo time de futebol 4 de Julho

Descasos do poder público de Milton Brandão e falta de respeito com as comunidades da zona rural do município.