Cânion do Rio Poti revela beleza natural situada entre Piauí e Ceará



O cânion do rio Poti é umas das feições naturais do Estado do Piauí, situado mais caracteristicamente nos municípios de Buriti dos Montes, Castelo do Piauí e Juazeiro do Piauí, com duas rotas de acesso: uma a partir de Juazeiro do Piauí e outra de Castelo do Piauí.


O Rio Poti percorre mais de 80 km em terras cearenses na direção norte até ser capturado por um sistema de falhas do lineamento Transbrasiliano, aprofundando seu leito como resultado da ação mecânica das águas sobre sedimentos da Formação Cabeças,

predominantemente.


Cânion do Rio Poti


O rio corta o sistema de serras da Ibiapaba e no trecho entre a Cachoeira da Lembrada e o Cânion da Pedalta é onde se estabelece o Cânion do Rio Poti, embora o seu leito apresente-se escarpado também por outros trechos até sua foz em Teresina.


O melhor período para visitar a região é depois das chuvas entre julho e dezembro.


O local é indicado para prática de esportes de aventura como rapel, canoagem, ciclismo e trekking.


A nascente do rio Poti está instalada na Fazenda Jatobá, no município de Quiterianópolis, Ceará.


A bacia do rio Poti, em função da sua posição geográfica e do cânion, funcionou como um corredor migratório entre as planícies do Piauí e Maranhão e o semi-árido do Ceará, Pernambuco e Bahia.


As milhares de gravuras rupestres, confeccionadas em baixo relevo, por picoteamento, e outras tantas de pinturas rupestres em abrigos sob rochas comprovam que esta região foi, em tempos, uma rota migratória milenar dos primeiros habitantes das américas.


Estas são algumas das razões para o turista se apaixonar pelas belezas do cânion.


A paisagem, a trilha ancestral, as inscrições rupestres, a vegetação de transição entre a caatinga, o carrasco e o cerrado; o branco, o amarelo e vermelho dos paredões de arenito, bem como o conjunto da obra, credencia o formidável boqueirão a figurar entre os mais radicais e belos roteiros ecoturísticos do Brasil.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jogador Pepeô da cidade de Milton Brandão é contratado pelo time de futebol 4 de Julho

Gabigol tem problema muscular e vira dor de cabeça para o Flamengo.

Realizado a 2ª vaquejada de Pega de Boi no limpo na localidade fazenda Paraíso em Milton Brandão