Governador envia PL para ALEPI que prevê demissão de policiais que se recusarem a registrar B.O

Na última sexta-feira (03/03), o Governador do Piauí, Rafael Fonteles, enviou um Projeto de Lei para Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI) que altera a Lei Complementar nº 37, de 9 de março de 2004, que “Dispõe sobre o Estatuto da Polícia Civil do Estado do Piauí.”

A nova redação proposta prevê que a Secretaria de Segurança Pública poderá realizar convênios com entidades e órgãos de proteção, prevenção e enfrentamento à violência para o registro de ocorrências. O indicativo do Projeto de Lei também autoriza a criação de uma Central de Registros de Boletins de Ocorrências no âmbito da Polícia Civil, possibilitando o uso de aplicativos de mensagens para o registo de B.O..

Além disso a redação aumenta a punição do policial civil que se recusar a realizar o registro de boletim de ocorrência. Atualmente, a punição é apenas advertência e o projeto prevê mudança para que a pena de demissão seja aplicada em casos de infração. 

“Estamos trabalhando para que o registro de boletins de ocorrências seja facilitado para todos os cidadãos, que é uma garantia mínima que deve ser assegurada pela segurança pública. Para isso, iremos criar a Central de Registro de Ocorrências, no Centro de Teresina, estamos desenvolvendo a possibilidade do registro da ocorrência pelo WhatsApp e iremos ampliar o rigor da punição dos policiais que se negarem a registrar o boletim. Além disso, iremos cobrar maior efetividade na abertura e resolução dos inquéritos policiais, para acabar com a sensação da população de que os boletins de ocorrência não dão em nada”, assegura Chico Lucas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GPM de Milton Brandão prende um dos bandidos suspeitos de tentar arrombar a casa Lotérica da cidade

Jogador Pepeô da cidade de Milton Brandão é contratado pelo time de futebol 4 de Julho

Descasos do poder público de Milton Brandão e falta de respeito com as comunidades da zona rural do município.