Governador Rafael Fonteles participa do desfile cívico do 7 de setembro



Governador Rafael Fonteles lembrou da participação do Piauí na conquista pela Independência do Brasil. Ele participou do desfile de 7 de Setembro em Teresina (PI) neste sábado (7).

Fonteles comentou que a Independência do Brasil, proclamada em 7 de Setembro de 1822, “merece ser celebrada, de forma solene, para gerar reflexões para nosso povo do Brasil e do Piauí”.

“Então, o 7 de setembro é muito importante. A gente está aqui, mais uma vez, vendo os estudantes, as forças de segurança, celebrando o nosso país e a nossa nação”.

Sobre o Piauí, o governador declarou que o estado tem várias datas importantes pós  7 de Setembro, como o 19 de Outubro.

Fonteles pontuou que no dia 19 de outubro de 1822, “a província do Piauí, através de Parnaíba, declara a vontade de se unir ao Brasil”, pela independência do país. Estabeleceu-se que a data é o Dia do Piauí.

“Na verdade, se não houvesse esse movimento do Piauí, no norte do Brasil, o Piauí e o Maranhão ficariam conectados ainda a Portugal. No 13 de março, do ano seguinte, de 1823, com a Batalha do Jenipapo, tivemos aqui a união de piauienses, maranhenses e cearenses, uma batalha de muito sangue, suor e lágrimas que garantiu que o Brasil tivesse esse formato completo. Do ponto de vista do Brasil, como nós conhecemos hoje, o Piauí teve um papel muito relevante”.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jogador Pepeô da cidade de Milton Brandão é contratado pelo time de futebol 4 de Julho

Descasos do poder público de Milton Brandão e falta de respeito com as comunidades da zona rural do município.

Incêndio de grandes proporções atinge matas em zona rural de Milton Brandão.